Melhor Interruptor Wi-Fi Inteligente com Alexa para comprar em 2021

Conheça as principais opções de interruptores das marcas Multilaser, Novadigital, AGL, Intelbras, Geonav, Smarteck, Sonoff e Zemismart.

 

Ter um interruptor Wi-Fi inteligente em casa já é realidade para muitas famílias. Pois nos últimos anos essa tecnologia tem se tornado cada vez mais barata e de fácil instalação e uso. Além disso, o interruptor inteligente fazem parte do grupo de componentes que tornam o seu dia a dia mais tranquilo, como as lâmpadas e tomadas inteligentes, câmeras e caixas de som comandadas por sua assistente pessoal.

Dito isso, para comandar a sua casa inteligente, você pode simplesmente utilizar o seu celular, tablet ou computador ou enviar comandos de voz por algum dispositivo compatível com Alexa, Google Assistente ou Siri.

Se você quer tornar a sua casa inteligente e precisa escolher o melhor interruptor inteligente, conheça agora um pouco mais desses dispositivos e tome a melhor decisão.

Melhores Interruptores Inteligentes Wi-Fi de 2021


Interruptor Multilaser LivMais Barato

Interruptor NovadigitalBoa variedade de modelos

Interruptor AGLMelhor Custo-benefício

Interruptor Intelbras EWS 101Grande quantidade de dispositivos da linha Izy Smart

Interruptor GeonavBom e eficiente

Interruptor SmarteckLinha mais completa

Interruptor Sonoff TX0Melhor compra internacional

Interruptor Zemismart Boa opção de entrada

O que é um interruptor inteligente Wi-Fi?

Os interruptores convencionais apenas dão a opção de ligar e desligar circuitos de iluminação. Já os interruptores inteligentes, oferecem uma variedade enorme de possibilidades, como:

  • Controlar as luzes remotamente, de qualquer lugar, a qualquer hora. Visto que são enviados comandos via internet sem fio.
  • Integrar seus circuitos de iluminação com assistentes pessoais, como Alexa ou Google Assistente.
  • Ligar e desligar luzes por comando de voz.
  • Utilizar temporizadores automáticos na iluminação para economia de energia
  • Criar cenas de iluminação para locais e momentos especiais. Por exemplo, cena para assistir um filme na sala ou para fazer uma leitura no quarto.
  • Simular presença enquanto estiver viajando., ligando as luzes ao final do dia ou em horários agendados.

Como funciona um interruptor inteligente?

Além de poder acionar manualmente, como nos interruptores manuais, esta nova geração de interruptores pode ser acionado por comando de voz (via Alexa ou Google Assistente, por exemplo) ou por algum aplicativo compatível.

Instalação Elétrica do Interruptor Wi-Fi

Alguns detalhes precisam ser observados aqui. O primeiro deles é que os bons modelos são compatíveis com caixas de interruptor padrão, o que significa que um interruptor comum pode ser substituído facilmente por um inteligente, sem a necessidade de grandes modificações físicas.

Em segundo lugar, para a instalação desse novo interruptor, com a energia desligada, basta retirar o painel frontal do interruptor comum, conectar os fios fase, neutro e retorno e reencaixar o painel frontal.

Porém, na grande maioria das instalações elétricas residenciais comuns, não há o condutor neutro na caixa de interruptor, apenas os condutores fase e retorno. Então, apenas será possível utilizar esse tipo de interruptor inteligente com uma modificação na instalação elétrica desse circuito. O que possivelmente demandará mão de obra especializada.

Dessa forma, a recomendação é que o planejamento da instalação desses interruptores inteligentes seja feito na fase de projetos das instalações elétricas do seu imóvel, tanto para construção, como para reforma.

Passo a passo da Instalação

Atenção: a instalação de um interruptor inteligente deve ser feita de acordo com o manual de instrução do fabricante. Também é recomendado que seja feita por um profissional qualificado e que a energia geral seja desligada no período da instalação para evitar acidentes.

Como exemplo de instalação, abaixo serão listados os passos para a linha de interruptores touch Wi-Fi da Smarteck.

1. Desligue a energia geral e retire a tampa frontal

– Após desligar a energia geral, retire a tampa frontal do interruptor com uma pequena chave de fenda.

2. Identificação dos fios e instalação

 – Identifique os fios presentes na caixa do interruptor. Em instalações 127V, deve haver NEUTRO, FASE e RETORNO. Em instalações 220V, deve haver FASE1, FASE2 e RETORNO.

– Após a identificação, conecte os fios aos terminais de acordo com o manual de instalação.

3. Fechamento da tampa frontal

Com uma chave de fenda, feche a tampa frontal do interruptor. Certifique-se que nenhum fio ficou na parte externa.

4. Ligue a energia total e configure o interruptor com o aplicativo

Após certificar-se de que o painel frontal está corretamente fixado na caixa do interruptor, ligue a energia geral e iniciei os procedimentos para conectar o interruptor inteligente ao aplicativo recomendado pelo fabricante.

Principais Características

Há vários modelos e fabricantes nesse mercado e os produtos importados estão por toda parte. Para que você não adquira nenhum modelo incompatível com a sua necessidade, veja a seguir alguns detalhes.

Padrão brasileiro

O modelo mais utilizado no Brasil é o Interruptor 4×2 10A tipo embutir. Mas há algumas variações. Por isso, verifique se o modelo buscado corresponde com as instalações elétricas do seu ambiente.

Quantidade de Circuitos de Iluminação e Controles

Os modelos mais comuns possuem de um a quatro botões disponíveis para controlar os circuitos de iluminação.

Como também, há outros dois modelos, o dimmer, para controlar a luminosidade de uma lâmpada específica, e o controle de ventilador. 

Compatibilidade com Alexa ou Google Assistente

Verifique a compatibilidade com o assistente pessoal que deseja utilizar. Por exemplo, caso você tenha algum dispositivo inteligente da Amazon, como os da linha Echo Dot, Echo ou Echo Show, o mais recomendado é que seu interruptor inteligente seja compatível com Alexa.

Conexão Sem fio

No universo da casa inteligente, há vários padrões de comunicação sem fio. A mais utilizada é a conexão Wi-Fi. Pois pode ser facilmente instalada, basta ter um roteador. E se expandiu bastante com a popularização da internet sem fio e preços baixos dos dispositivos.

Além do Wi-Fi, os padrões ZigBee e Z-Wave também são utilizados, mas possuem dispositivos com preços mais altos e são mais técnicos em sua instalação e utilização. Sem contar a necessidade de um hub extra para funcionamento. Porém, são até 10 vezes mais econômicos no consumo de energia, possuem maior alcance e podem ser utilizados em rede de malha (quando dispositivos conversam entre si).

Custo e Modelos

No mercado há diversos modelos com designs e materiais diferentes. Basta você escolher o melhor custo-benefício para sua necessidade.

Uma das principais diferenças entre modelos é o tipo de botão. É possível encontrar modelos com botões tradicionais, em que o interruptor muito se assemelha ao comum. Assim como, há modelo com botões touch, em que apenas com o toque aciona o comando de ligar ou desligar.

1 – Interruptor Multilaser Liv

4,3 de 5 (98 avaliações de clientes na Amazon)

A Multilaser está presente nos mais diversos segmentos de eletroeletrônicos. No campo dos interruptores inteligentes, o dispositivo Liv apresenta um ótimo custo-benefício. O aplicativo Multilaser Liv possui compatibilidade com Alexa e Google Assistente e está disponível tanto no Google Play, como na App Store. Também opera com qualquer tipo de lâmpada e possui botão semelhante aos interruptores comuns.  

Conforme avaliação dos clientes, o produto possui funcionamento adequado, sem quedas na conexão, e bom acabamento. Assim como, possui fácil configuração.  

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (100 a 240 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima: 1200 W.
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz
  • Mecanismo de segurança: WAP/WAP2 e WEP/TKIP/AES.
  • Consumo de energia máximo: 1,3 W (em funcionamento) e 0,7 W (em repouso).
  • Certificação: ANATEL.
  • Aplicativo: Multilaser Liv.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎1 Interruptor, 1 manual do produto e 1 kit de instalação.
  • Dimensões: (L x A x P): 115 x 70 x 48 mm.
  • Certificações: FCC/ROHS.
  • Garantia: 12 meses contra qualquer problema de fabricação.
  • Se conecta com: Alexa e Google Assistant.
  • Modelos: 1 botão.
  • Cores: Branco.

2 – Interruptor Novadigital

4,6 de 5 (21 avaliações de clientes na Amazon)

Essa linha de interruptores da Novadigital é bem completa. Seu principal destaque fica para o tipo de botão ON/OFF Touch Screen, sensível ao toque.

Além disso é bivolt, possui o padrão brasileiro 4×2, pode ser controlado pelo aplicativo “Smart Life” remotamente e integrado facilmente à sua assistente pessoal. Assim como, permite a programação de contagem regressiva e ligar/desligar em hora e dia agendados.

Segundo avaliações de clientes, o interruptor Novadigital possui excelente qualidade de construção e funcionamento. Além disso, seu acabamento em vidro torna o dispositivo bonito e elegante. Como também, emite um sinal sonoro agradável quando é acionado e sua iluminação azul dá um toque refinado ao produto. Também se conecta perfeitamente ao Wi-Fi. Por fim, vale ressaltar a necessidade do condutor neutro para sua instalação.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (90 a 250 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Corrente máxima: 2A/250V por saída.
  • Potência máxima: 800 W por saída.
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Mecanismo de segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK Wi-Fi 2.4GHz & 802.11 b/g/n.
  • Se conecta com: Alexa, Google Assistant, Google Home e Next.
  • Modelos: de 1 a 4 botões touch screen
  • Cores: Branco e Preto

3 – Interruptor AGL

4,3 de 5 (181 avaliações de clientes na Amazon)

Com o interruptor AGL Wi-Fi também é possível transformar qualquer iluminação da sua casa em inteligente, atendendo a comandos por voz ou programações, sem nenhuma substituição de lâmpadas.

A fabricante possui aplicativo próprio, o AGL Home, que pode enviar comandos para o interruptor e verificar o status da iluminação de qualquer lugar que esteja com internet.

De acordo com as avaliações dos clientes, o produto é de excelente qualidade. Assim como, os comandos são executados sem atraso. Um ponto negativo é a falta de informações e clareza do manual de instalação.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (100 a 240 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima total: 400 W (1 botão), 1200 W (2 botões) e 1800 W (3 botões).
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz
  • Mecanismo de segurança: WEP64/WEP128/TKIP/CCMP(AES).
  • Certificação: ANATEL.
  • Aplicativo: AGL Home.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎‎Manual, interruptor, espelho, 2 parafusos de fixação e 4 protetores elétrico.
  • Dimensões: (L x A x P): 125 x 35 x 8 mm.
  • Garantia: 12 meses contra qualquer problema de fabricação.
  • Se conecta com: Alexa e Google Assistant.
  • Modelos: De 1 a 3 botões.
  • Cores: Branco.

4 – Interruptor Intelbras EWS 101

3,7 de 5 (11 avaliações de clientes na Amazon)

A fabricante Intelbras é muito consolidada no mercado de automação residencial. Seus produtos possuem boa confiabilidade e bons preços. Este interruptor é bivolt e possui fácil instalação. Seu design remete a um interruptor tradicional e sua conexão pode ser feita pelo aplicativo Izy Smart, que integra vários outros dispositivos inteligentes da marca.

Segundo a avaliação dos clientes, possui bom funcionamento. Vale ressaltar que esse modelo é um dos únicos que possui botão convencional, diferentemente dos modelos touch apresentados anteriormente.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (100 a 240 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima: 1200 W.
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz
  • Mecanismo de segurança: WEP64/WEP128/TKIP/CCMP(AES).
  • Consumo de energia máximo: 1,2 W (em funcionamento) e 0,6 W (em repouso).
  • Distância máxima do roteador em visada direta: De 20 a 30 m.
  • Certificação: ANATEL.
  • Aplicativo: Izy Smart.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎1 Interruptor EWS 101 I, 1 Apoio de papelão, 1 manual do produto e 1 kit de instalação.
  • Dimensões: (L x A x P): 135 x 55 x 9 mm.
  • Garantia: 12 meses contra qualquer problema de fabricação.
  • Se conecta com: Alexa e Google Assistant.
  • Modelos: 1 botão.
  • Cores: Branco.

5 – Interruptor Geonav

4,4 de 5 (27 avaliações de clientes na Amazon)

 4,4 de 5 (27 avaliações de clientes na Amazon)

O interruptor inteligente Geonav possui comando touch e tem fácil comunicação com o Aplicativo próprio Home Intelligence. Que conta com muitas ferramentas para auxiliar o usuário, como atendimento via chat, tutoriais de instalação, dicas e serviços de instalação profissional.

Este interruptor possui o diferencial de permitir a criação de circuitos paralelos sem a necessidade de ligação elétrica nos dois lugares. Basta instalar os dois interruptores e conectá-los via Bluetooth no aplicativo.

Segundo a avaliação dos clientes, possui fácil instalação e uso muito satisfatório. Além disso, o acabamento em vidro, torna o dispositivo muito interessante.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (100 a 250 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima: 1200 W.
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n e Bluetooth BLE.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz
  • Mecanismo de segurança: WEP64/WEP128/TKIP/CCMP(AES).
  • Distância máxima do roteador em visada direta: Menor que 50 m.
  • Certificação: ANATEL.
  • Aplicativo: Home Intelligence.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎1 Interruptor, 1 manual do produto e 1 kit de instalação.
  • Dimensões: (L x A x P): 120 x 70 x 34 mm.
  • Garantia: 12 meses contra qualquer problema de fabricação.
  • Se conecta com: Alexa e Google Assistant.
  • Modelos: De 1 a 3 botões.
  • Cores: Branco.

6 – Interruptor Smarteck

4,6 de 5 (644 avaliações de clientes na Amazon)

Essa linha de interruptores é uma das mais completas do mercado. Possui modelos com até quatro botões, dimmer (lâmpadas halógenas e LED) e controle de ventilador. O acionamento é feito via Wi-Fi ou por botões touch. Também está disponível nas cores branco ou preto.

Além disso, seu aplicativo é totalmente compatível com Alexa e Google Compatível. O destaque fica para o indicador de luz LED azul para visualização noturna e funções extras, como monitoramento de consumo de energia e temporizador.

De acordo com a avaliação dos clientes, a linha de interruptores Smarteck é excelente, não se desconecta da rede Wi-Fi e possui excelente comunicação com a Alexa. O destaque fica para a luz azul no interruptor quando está desligado e vermelho quando está ligado. Essa luz permanente pode ser um incômodo para quem costuma dormir com todas as luzes apagadas no quarto. Por fim, também possui acabamento frontal em vidro, o que deixa o ambiente muito mais moderno.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (110 a 240 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima: 625 W por saída.
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz
  • Mecanismo de segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK Wi-Fi 2.4GHz & 802.11 b/g/n, AES128.
  • Certificação: ANATEL.
  • Aplicativo: Smart Life.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎1 Interruptor, 1 manual do produto e 1 kit de instalação.
  • Dimensões: (L x A x P): 120 x 72 x 12 mm
  • Garantia: 12 meses contra qualquer problema de fabricação
  • Se conecta com: Alexa, Google Assistant, Google Home e Next.
  • Modelos: de 1 a 4 botões touch screen; dimmer e ventilador
  • Cores: Branco e Preto.

7 – Interruptor Sonoff TX0

4,5 de 5 (239 avaliações de clientes na Amazon)

A linha de dispositivos inteligentes da Sonoff é muito extensa e popular entre os proprietários de casa inteligente. Além de possuir um design muito atrativo, seu botão touch possui iluminação LED para fácil localização no período da noite. Também é possível integrar às assistentes pessoais, como Alexa e Google Assistente, e enviar os mais diversos comandos por voz ou programar temporizadores.

Vale ressaltar que muitos desses dispositivos apenas estão disponíveis em lojas internacionais. Apesar de algumas dessas lojas oferecerem frete grátis, é possível que o prazo de entrega seja um pouco mais longo do que o frete nacional.

Segundo avaliação dos clientes, o interruptor Sonoff possui material e acabamento de excelente qualidade. Como também, é de fácil instalação.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (100 a 240 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima: 2200 W (10 A) e 3500 (15 A).
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz.
  • Mecanismo de segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK.
  • Aplicativo: eWeLink.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎1 Interruptor, 1 manual do produto e 1 kit de instalação.
  • Dimensões: (L x A x P): 120 x 80 x 40 mm.
  • Se conecta com: Alexa e Google Assistant.
  • Modelos: De 1 a 3 botões.
  • Cores: Branco e Preto.

8 – Interruptor Zemismart

5 de 5 (10 avaliações de clientes na Amazon)

Esse interruptor inteligente também é ofertado via compra internacional. Porém, por meio do aplicativo Smart Life, possui total integração com os assistentes pessoais SIRI, Alexa e Google Assistente.

Segundo avaliação dos clientes, o interruptor Zemismart é muito bem recomendado. Isso porque oferece uma boa conectividade e é de fácil instalação.

Ficha Técnica

  • Tensão: Bivolt (100 a 240 Vac).
  • Frequência da rede elétrica: 50/60 Hz.
  • Compatível com o padrão brasileiro 4×2.
  • Potência máxima: 600 W.
  • Padrão sem fio: 802.11 b/g/n.
  • Frequência Wi-Fi: 2,4 GHz
  • Mecanismo de segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK.
  • Aplicativo: Smart Life.
  • Sistemas operacionais suportados pelo aplicativo: Android / iOS.
  • Componentes inclusos: ‎1 Interruptor, 1 manual do produto e 1 kit de instalação.
  • Dimensões: (L x A x P): 115 x 72 x 35 mm.
  • Se conecta com: Siri, Alexa e Google Assistant.
  • Modelos: De 1 a 3 botões.
  • Cores: Branco.

Afinal, qual interruptor inteligente Wi-Fi devo comprar?

Antes de decidir qual interruptor inteligente comprar, é necessário que você faça uma lista das suas necessidades e responda as seguintes perguntas: Quantos botões preciso no meu interruptor? Desejo que o botão seja tradicional ou touch screen? Prefiro acabamento de plástico ou vidro? Possuo outros dispositivos inteligentes dessa marca? É compatível com o sistema operacional do meu smartphone? Qual valor máximo estou disposto a pagar nesse interruptor?

Após responder a essas perguntas, basta analisar as opções mostradas nesse artigo e fazer a sua escolha.  

Se ainda ficou com alguma dúvida, envie sua pergunta pelos comentários.

Quais são os Prós e Contras?

Você deve comprar?

Perguntas Frequentes

  • O interruptor é compatível com Wi-Fi 5 GHz?
  • Não. Apenas com o Wi-Fi 2,4 GHz.

    Este interruptor é paralelo?

    Não. É um interruptor simples. Mas alguns modelos podem se conectar no modo paralelo utilizando fios extras ou apenas configurando no aplicativo.

    Este interruptor é paralelo?

    Não. É um interruptor simples. Mas alguns modelos podem se conectar no modo paralelo utilizando fios extras ou apenas configurando no aplicativo.

    Precisa do condutor neutro para instalação?

    Sim, precisa para alimentar o dispositivo Wi-Fi.

    Possui a função dimmer pelo aplicativo?

    Não. Apenas a função liga/desliga. Para utilizar a função dimmer, há modelos específicos, como o da marca Smarteck.

    É compatível com Apple Home Kit?

    Depende. Os interruptores que utilizam o aplicativo Smart Life, que está disponível na App Store, podem se conectar aos dispositivos da Apple.

    Se o Wi-Fi ou a Internet estiver fora dor ar, a luz acaba?

    Não. É possível ligar/desligar utilizando o botão touch. E quando a internet retornar, a conexão será reestabelecida automaticamente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Posts mais populares

    Categorias

    » Novidades

    » Mais Populares

    » Comparativos

    » Reviews

    » Tutoriais

    Receba novidades no seu Email