Echo Dot 3 ou 4? Entenda as diferenças e tome a melhor decisão

Entenda as principais diferenças entre o Echo Dot 3 e 4 para escolher melhor o Smart Speaker da sua casa inteligente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando é necessário decidir entre o Echo Dot 3 ou 4, muitas dúvidas podem surgir. Pois, apesar desses dispositivos da Amazon serem muito populares no mundo inteiro, possuem inúmeras funcionalidades para uma casa inteligente e até mesmo na área da saúde.

Além disso, esse tipo de dispositivo é responsável por escutar o comando de voz e enviar ordens para os demais dispositivos conectados na mesma rede por meio da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).

 

Por exemplo, entre as funções mais utilizadas, o Echo Dot pode enviar comandos para lâmpadas, tomadas, TVs, tocar músicas na Amazon Music, Apple Music, Spotify, Deezer e outros, responder perguntas, ler as notícias, checar a previsão do tempo, criar alarmes, fazer chamadas e muito mais.

 

Se você está precisando de ajuda para escolher entre o Echo Dot 3ª Geração e o Echo Dot 4ª Geração, este é o lugar certo. Leia nosso review e escolha o que mais se adequa às suas necessidades, preparamos um comparativo lado a lado com as características principais dos dois modelos.

 

 

Compare os dispositivos Echo Dot


Echo Dot (3ª Geração)

Echo Dot (4ª Geração)

Alexa Integrada

Idioma Português

Conexão WiFi e Bluetooth

Garantia e assistência por 1 ano

Áudio

1 alto-falante de 1,6"

1 alto-falante de 1,6" com direcionamento frontal

Captação de Comandos de Voz

4 microfones na parte superior

4 microfones na parte superior

Dimensões

43 mm x 99 mm x 99 mm

100 mm x 100 mm x 89 mm

Peso

300 gramas

328 gramas

 

 

Design e Características do Echo Dot

 

O Echo Dot passou por muitas mudanças ao longo do tempo. O dispositivo da 3ª Geração possui um design compacto com quatro botões (ação, desligar microfone, aumentar e diminuir volume), anel de luz e 4 microfones na parte superior. Posssui 43mm de altura e 99mm de diâmetro. E na sua parte de trás estão a entrada para fonte de energia e saída de aúdio de 3,5mm.

 

Veja aqui uma análise ainda mais detalhada do Echo Dot 3 com Alexa.

 

Echo Dot 3 - Detalhes Técnicos
Echo Dot de 3ª Geração tem design compacto — Foto: Divulgação/Amazon

 

 

Por outro lado, o Echo Dot da 4ª Geração está ainda melhor. Por exemplo, a sua forma esférica é mais moderna, possui os mesmos quatro microfones e quatro botões da versão anterior. Além disso, o anel luminoso está na parte de baixo, sendo considerado uma grande melhoria por não iluminar todo o ambiente quando é ativado.

E na parte de trás se encontram a entrada para fonte de energia e a saída de aúdio de 3,5mm. Enfim, esse novo modelo é mais alto que o anterior, possui 89mm de altura e um diâmetro de 100mm.

 

A nova versão do Echo Dot (4ª Geração) também vem com o modo de economia de energia quando estiver inativo. Mas para determinadas configurações de usuário, essa função não se aplica. Como as configurações de notificação ativa, por exemplo.

 

Echo Dot 4 - Detalhes Técnicos
Echo Dot de 4ª Geração tem design esférico com anel luminoso na parte inferior — Foto: Divulgação/Amazon

 

Alexa – Sua Assistente Pessoal

 

Tanto o Echo Dot 3 como o Echo Dot 4 são comandados pela assistente pessoal Alexa baseadas na nuvem, o que permite a aplicação dos mesmos recursos para ambas as versões. Ou seja, com a Alexa é possível gerenciar os mais diversos dispositivos de uma casa inteligente, como Caixa de Som, Câmera, Lâmpada, Tomada Inteligente, TV. E o mais importante, tudo isso por comando de voz.

 

Funções da Alexa
Funções da Alexa em uma casa inteligente — Foto: Divulgação/Amazon

 

Echo Dot com Relógio – Um display LCD multiuso

 

A versão Echo Dot (4ª Geração) com relógio pode ser muito útil, principalmente para as pessoas que pretendem trocar o tradicional despertador que fica mesa de cabeceira. Assim como, também é possível ajustar o brilho da luz do relógio por meio de comando de voz ou manualmente. Além do relógio, é possível mostrar no display LCD a temperatura atual ou cronômetros, basta enviar comandos via Alexa.

 

Echo Dot 4ª Geração com Relógio
Echo Dot 4ª Geração com Relógio — Foto: Divulgação/Amazon

 

Qualidade de som – A versão nova do Echo Dot trás um áudio ainda melhor

 

As duas versões do Echo Dot possuem 1 alto-falante de 1,6″. Porém, uma grande vantagem do Echo Dot 4ª Geração em relação à anterior é o novo design de áudio com direcionamento frontal, o que garante mais graves e maior qualidade de som.

 

Qual versão da Echo Dot devo comprar?

Nesse artigo você se aprofundou nas características destes alto-falantes inteligentes e viu a diferença entre echo dot 3 e 4. 

 

Portanto, se você procura por um Smart Speaker com Alexa compacto e barato, o Echo Dot 3ª Geração é a nossa recomendação por Melhor Preço. Pois os preços dessa versão são bem mais atrativos, ainda mais em períodos de promoção.

 

Mas, se você procura por um modelo com design mais atrativo e com melhor qualidade de áudio, recomendamos o Echo Dot 4ª Geração por Melhor Custo-benefício.

 

Por fim, caso prefira a nova versão, você ainda pode optar pelo Echo Dot 4ª Geração com Relógio, que traz ainda mais funcionalidades ao Smart Speaker.

 

Para mais artigos como esse, acesse nossos arquivos. Até a próxima.

 

Fontes: Amazon, Trusted Reviews.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts mais populares

Categorias

» Novidades

» Mais Populares

» Comparativos

» Reviews

» Tutoriais

Receba novidades no seu Email