Melhor Livro de Mário Quintana em 2024 (Eu passarinho e mais)

09/03/2023

Conheça as melhores opções de Livro de Mário Quintana, um dos maiores poetas do século XX (Eu passarinho e mais).

Mário Quintana

Mário Quintana é um dos maiores poetas brasileiros do século XX, e sua obra continua a inspirar e emocionar leitores em todo o mundo. Seus versos são uma mistura única de lirismo, humor e profundidade, e sua escrita é capaz de nos transportar para universos emocionais únicos. Em particular, suas reflexões sobre a vida e a morte são poderosas e tocantes, e sua capacidade de capturar a essência da existência humana é incomparável.

Um dos temas centrais da poesia de Mário Quintana é a importância da simplicidade e da humildade em nossas vidas. Em seus versos, ele nos lembra constantemente que a beleza e a sabedoria podem ser encontradas nos momentos mais simples e cotidianos, e que a felicidade verdadeira não depende de bens materiais ou conquistas ambiciosas. Para Quintana, a vida é um presente precioso, e cabe a nós aproveitá-la da melhor maneira possível, com amor, gratidão e generosidade.

Outro aspecto marcante da obra de Mário Quintana é sua habilidade de lidar com temas complexos de forma poética e acessível. Seus versos são capazes de abordar questões como a morte, o amor, a saudade e a solidão com uma profundidade emocional que toca o coração dos leitores, ao mesmo tempo em que oferece uma visão de mundo única e poética. Ao ler a obra de Quintana, somos convidados a refletir sobre a vida e a morte, sobre o amor e a perda, e sobre o valor da existência humana em si mesma.

Em suma, a poesia de Mário Quintana é um tesouro literário que continua a inspirar e a emocionar leitores em todo o mundo. Seus versos são uma celebração da vida e da simplicidade, e uma reflexão profunda sobre a existência humana. Se você ainda não teve a chance de descobrir a beleza da obra de Quintana, não perca mais tempo - mergulhe em sua poesia e deixe-se encantar pela força e pela beleza de suas palavras.

Confira também:

 

 


Poemas para ler na escola

Poemas para ler na escola - Mário Quintana
214 avaliações de clientes
Poemas para ler na escola - Mário Quintana
  • Quintana, Mario (Author)
  • 192 Pages - 09/24/2012 (Publication...

O livro "Poemas para ler na escola" de Mário Quintana é uma ótima opção para professores que desejam trabalhar a poesia em sala de aula. Com uma seleção cuidadosa de poemas do autor, a obra apresenta ao leitor a essência da poesia quintaniana, com sua linguagem simples e acessível.

Com mais de cem avaliações positivas, o livro é considerado uma referência para estudantes de todas as idades, desde crianças até adultos. Com sua lírica singular, Mario Quintana consegue transformar as coisas mais simples do cotidiano em verdadeiras poesias.

O livro conta com poemas de diversos gêneros, desde sonetos até poemas em prosa, e é uma ótima opção para trabalhar a leitura e a interpretação de textos em sala de aula. Além disso, os versos de Mário Quintana podem ser explorados em aulas de literatura, filosofia e até mesmo história.

Em suma, "Poemas para ler na escola" é um livro essencial para professores que desejam explorar a poesia em sala de aula e para todos aqueles que apreciam a obra de um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos.

Eu passarinho

Oferta
Eu passarinho
  • Livro
  • Quintana, Mário (Author)
  • 104 Pages - 12/03/2019 (Publication...

"Eu passarinho" é um dos muitos poemas presentes na antologia de Mário Quintana com o mesmo nome. Essa obra, publicada em 2019, é uma coletânea que abrange toda a carreira do poeta, desde os seus primeiros livros até os publicados após a sua morte, e é considerada um verdadeiro tesouro da literatura brasileira.

Nesta antologia, encontramos uma grande variedade de temas e formas, desde sonetos até haicais, passando por aforismos e prosa poética. Todos eles possuem a marca registrada de Quintana, que é capaz de retratar a vida de maneira simples, profunda e, muitas vezes, divertida.

Em "Eu passarinho", um dos poemas mais conhecidos de Quintana, o autor celebra a liberdade e a alegria de viver do passarinho, convidando-nos a seguir o exemplo dessa criatura livre e a cantar e voar sem medo. Esse poema é um exemplo do modo único de olhar o mundo de Quintana, que transformava os fatos corriqueiros do dia a dia em verdadeiras pérolas poéticas.

Com mais de 100 avaliações de clientes na Amazon, a antologia "Eu passarinho" é altamente elogiada pelos leitores, que destacam a beleza e a sensibilidade dos poemas de Quintana, assim como a qualidade da edição. Esta obra é um verdadeiro presente para todos aqueles que apreciam a poesia e a literatura brasileira.

Esconderijos do tempo

Oferta
Esconderijos do tempo
  • Quintana, Mario (Author)
  • 88 Pages - 01/03/2013 (Publication Date)...

"Esconderijos do tempo" é um livro de poesia que ocupa um lugar de destaque na obra de Mario Quintana. Publicado em 1980, o poeta mostra sua total dissociação em relação a qualquer influência de outros mestres de sua geração modernista.

Neste livro, é marcante a maturidade plena do autor, com poemas que abordam temas como a passagem do tempo e a fugacidade dos sentimentos e sensações, sem ceder à nostalgia ou melancolia.

É considerado um dos melhores livros de poesia brasileira do último quarto do século passado e apresenta alguns dos mais belos poemas escritos pelo autor.

Antologia poética

Oferta
Antologia poética
335 avaliações de clientes
Antologia poética
  • Quintana, Mario (Author)
  • 208 Pages - 04/20/2015 (Publication...

Antologia poética é uma obra que reúne alguns dos mais importantes poemas de Mario Quintana, selecionados pelo próprio autor. O livro apresenta uma divisão temática que engloba temas como humor, devaneio, infância e cotidiano.

Com prefácio do escritor Eucanaã Ferraz, que analisa a obra de Quintana em profundidade, esta antologia é uma excelente introdução para os leitores que desejam conhecer a poesia desse autor fundamental da literatura brasileira.

Através dos seus versos livres e do seu lirismo intimista, Mario Quintana representa um dos pilares da poesia moderna, e a sua obra continua a encantar leitores de todas as idades.

Melhores Poemas Mario Quintana

Oferta
Melhores Poemas Mario Quintana: Seleção e Prefácio: Fausto Cunha
193 avaliações de clientes
Melhores Poemas Mario Quintana: Seleção e Prefácio: Fausto Cunha
  • Quintana, Mario (Author)
  • 128 Pages - 01/01/2005 (Publication...

Melhores Poemas Mario Quintana: Seleção e Prefácio: Fausto Cunha é uma coletânea de poemas selecionados e compilados por Fausto Cunha, que apresenta uma série dos melhores poemas de Mario Quintana.

Considerado um "aprendiz de feiticeiro", Quintana é um dos poetas mais fascinantes da literatura brasileira, tendo produzido poemas curtos, versos simples e musicais que possuem uma poesia aberta para o mundo do sonho, o que o tornou muito popular entre os leitores.

Com uma seleção criteriosa, esta obra é uma ótima introdução para quem deseja conhecer melhor a obra desse grande poeta.

O batalhão das letras

Oferta
O batalhão das letras
2,270 avaliações de clientes
O batalhão das letras
  • Quintana, Mario (Author)
  • 40 Pages - 12/12/2016 (Publication Date)...

O livro "O batalhão das letras", de Mario Quintana com ilustrações de Marilia Pirillo, é uma obra voltada para o público infantil que foi publicada pela primeira vez em 1948.

Neste livro, o autor apresenta o alfabeto de forma inovadora, unindo poesia e ensino ao ressaltar as formas gráficas e fonemas das letras. O livro é um abecedário poético em que o autor brinca com as letras e palavras da língua portuguesa, apresentando vinte e oito estrofes que apresentam o alfabeto e suas associações com objetos e o universo infantil.

O livro é altamente recomendado para pais que desejam ensinar o alfabeto de forma divertida e educativa aos seus filhos.

Pé de pilão

Oferta
Pé de pilão
366 avaliações de clientes
Pé de pilão
  • Quintana, Mário (Author)
  • 40 Pages - 10/15/2018 (Publication Date)...

"Pé de pilão" é uma obra de poesia de Mário Quintana, publicada originalmente em 1968. O livro é composto por 48 poemas que apresentam temas como a natureza, a infância, a morte, a solidão e a nostalgia.

Uma das características mais marcantes da poesia de Mário Quintana é sua simplicidade e delicadeza, e isso é evidente em "Pé de pilão". Os poemas são curtos e muitas vezes apresentam uma linguagem coloquial, o que torna a leitura acessível e agradável.

Além disso, a obra é permeada por uma forte presença da natureza, que muitas vezes é retratada de forma personificada e quase mágica. Em muitos dos poemas, a natureza é apresentada como um refúgio, um lugar de paz e tranquilidade em contraste com a agitação da vida urbana.

Outro tema recorrente em "Pé de pilão" é a infância, que é retratada como um período de inocência e encanto. Mário Quintana parece olhar para a infância com saudade, como um tempo que ficou para trás e que jamais voltará.

No entanto, a obra também apresenta reflexões sobre a morte e a solidão, o que dá um tom mais melancólico a alguns dos poemas. Em meio a essa melancolia, no entanto, sempre há uma nota de esperança e de encantamento com a vida, que é uma das marcas registradas da poesia de Mário Quintana.

Apontamentos de história sobrenatural

Oferta
Apontamentos de história sobrenatural
40 avaliações de clientes
Apontamentos de história sobrenatural
  • Quintana, Mario (Author)
  • 208 Pages - 07/26/2012 (Publication...

Apontamentos de história sobrenatural é um livro marcante na carreira de Mario Quintana. Publicado originalmente em 1976, quando o poeta completava 70 anos, este livro representou o fim de um jejum de dez anos sem publicações inéditas. Com este livro, Quintana voltou em plena forma, em um momento de maturidade literária.

O livro, que é uma coletânea de poemas, crônicas e pensamentos do autor, marca a diversificação temática da obra de Quintana, com uma maior mescla entre emoção, cotidiano e melancolia. Além disso, a nostalgia pela infância e a passagem do tempo são alguns dos temas que se destacam na obra.

Os poetas e escritores da época, pertencentes ou afins à tribo “marginal”, reconheceram em Quintana uma linguagem que se aproximava dos primeiros modernistas. Com isso, Apontamentos de história sobrenatural se tornou um livro cultuado nos anos 1970, ao lado de outras obras do autor, como Caderno H e A vaca e o hipogrifo.

O segundo olhar

Oferta
O segundo olhar: Antologia
93 avaliações de clientes
O segundo olhar: Antologia
  • Quintana, Mário (Author)
  • 144 Pages - 08/03/2018 (Publication...

O segundo olhar é uma antologia inédita da obra de Mario Quintana, organizada pelo escritor João Anzanello Carrascoza, que resgata a atualidade e a importância da obra do poeta gaúcho.

Os poemas reunidos na antologia abrangem diversas temáticas e sentimentos, desde o amor até os dissabores da velhice, sempre com a singularidade e a intensidade que caracterizam a poesia de Quintana. A proposta do livro é recuperar a veia singular do poeta, pouco conhecida atualmente, e demonstrar toda a força de sua obra.

A disposição dos poemas segue a mesma lógica que orientou a composição de muitos de seus textos, sem o suporte de cronologias ou eixos temáticos, em uma espiral contínua de ideias e emoções.

O segundo olhar é uma homenagem ao poeta da infância e do cotidiano, que expressava seu entusiasmo pela vida e pelo mundo em versos meticulosamente compostos, aparentemente simples, mas de inegável complexidade.

Baú de espantos

Oferta
Baú de espantos
52 avaliações de clientes
Baú de espantos
  • Quintana, Mario (Author)
  • 144 Pages - 06/24/2014 (Publication...

Baú de espantos é uma obra publicada pela primeira vez em 1986, na qual Mario Quintana reúne lembranças do passado e percepções do futuro, explorando a memória e as mudanças trazidas pela modernidade.

Neste livro, é possível perceber menos o Quintana ecológico e mais o poeta tocado pela nostalgia de uma vida simples que ficou para trás, em contraponto aos arranha-céus e à agitação da cidade grande. Ao mesmo tempo, o poeta absorve o imaginário do espaço sideral para alimentar seu lirismo.

Ao lado das clássicas imagens do vento, da lua, da rua de bairro, aparece aqui a nave como metáfora da viagem que é a vida: “nau exposta aos quatro ventos,/ em pleno céu sulcado de relâmpagos”.

O poeta convida o leitor a embarcar com ele numa viagem de poemas que falam de vida e morte, começo e fim, mar e céu. Em perfeita circularidade, a possibilidade do fim (fim da vida, fim das coisas simples) acaba por suscitar o retorno daquilo de que se sente saudade. Junto com a ideia de navegação, impõe-se a imagem do menino eterno por trás de cada ato de evocação e escrita poética.

O garoto errante e sonhador sempre retorna nos versos de Quintana, seja como objeto, seja como o sujeito que fala. O mar da memória é um baú de maravilhas.

 

Quem foi Mário Quintana?

Mário Quintana (1906-1994) foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, estudou em Porto Alegre e em 1930 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista e tradutor. Ao longo de sua vida, publicou mais de vinte livros de poesia, além de crônicas, contos e traduções.

A poesia de Quintana é marcada por sua simplicidade e profundidade. Ele valorizava a palavra como elemento essencial da poesia, buscando sempre a precisão e a clareza em sua escrita. Seus poemas abordam temas como o cotidiano, a infância, a nostalgia, a morte e a vida, e muitas vezes são marcados por um humor sutil e por uma ironia refinada.

Além de poeta, Quintana era também um grande cronista e contista. Suas crônicas, publicadas em jornais e revistas, tratavam de temas variados, do cotidiano à política, sempre com um olhar perspicaz e original. Seus contos, por sua vez, exploravam o fantástico e o surrealismo, com histórias que mesclavam realidade e imaginação.

Ao longo de sua vida, Mário Quintana recebeu diversos prêmios e honrarias, como o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 1981, e o Prêmio Jabuti, em 1984 e 1990. Em 1980, foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 17. Sua obra é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira do século XX, e sua influência se estende até os dias de hoje.

 

Perguntas e respostas sobre Mário Quintana

Qual é a obra mais conhecida de Mário Quintana?

A obra mais conhecida de Mário Quintana é o livro "Poemas", publicado em 1946, que reúne alguns de seus poemas mais famosos, como "Canção do Exílio", "O Tempo" e "A Rua dos Cataventos".

Qual é o estilo literário de Mário Quintana?

O estilo literário de Mário Quintana é marcado pela simplicidade e pela delicadeza. Seus poemas, em geral, são curtos e trazem uma reflexão sobre a vida cotidiana, o amor, a infância e a velhice.

Em que época Mário Quintana viveu?

Mário Quintana viveu durante o século XX, tendo iniciado sua carreira literária na década de 1930 e falecido em 1994, aos 87 anos.

Mário Quintana escreveu apenas poesia?

Não, Mário Quintana também escreveu crônicas, contos e traduções, tendo inclusive trabalhado como jornalista.

Qual é a importância de Mário Quintana para a literatura brasileira?

Mário Quintana é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX, tendo sua obra influenciado gerações de escritores e leitores. Sua poesia é reconhecida pela sensibilidade, pela simplicidade e pela capacidade de retratar o cotidiano de forma poética.

Mário Quintana recebeu algum prêmio literário?

Sim, Mário Quintana recebeu vários prêmios literários ao longo de sua carreira, como o Prêmio Fernando Chinaglia da Academia Brasileira de Letras, em 1980, e o Prêmio Jabuti, em 1981.

Mário Quintana foi um poeta engajado politicamente?

Não, Mário Quintana não foi um poeta engajado politicamente. Sua poesia era mais voltada para questões existenciais e cotidianas do que para temas políticos.

Quais são os temas mais frequentes na poesia de Mário Quintana?

Os temas mais frequentes na poesia de Mário Quintana são a infância, o amor, a velhice, a morte, o tempo e a cidade.

Qual é a melhor forma de conhecer a obra de Mário Quintana?

A melhor forma de conhecer a obra de Mário Quintana é lendo seus livros, como "Poemas", "A Vaca e o Hipogrifo" e "Esconderijos do Tempo", além de suas crônicas e contos. Também é possível encontrar suas poesias em diversas antologias de poesia brasileira.

 

Livros de Mário Quintana mais vendidos na Amazon

1º mais vendido
Poemas para ler na escola - Mário Quintana
214 avaliações de clientes
Poemas para ler na escola - Mário Quintana
  • Quintana, Mario (Author)
  • 192 Pages - 09/24/2012 (Publication...
Oferta2º mais vendido
Eu passarinho
  • Livro
  • Quintana, Mário (Author)
  • 104 Pages - 12/03/2019 (Publication...
Oferta3º mais vendido
Antologia poética
335 avaliações de clientes
Antologia poética
  • Quintana, Mario (Author)
  • 208 Pages - 04/20/2015 (Publication...
Oferta4º mais vendido
O segundo olhar: Antologia
93 avaliações de clientes
O segundo olhar: Antologia
  • Quintana, Mário (Author)
  • 144 Pages - 08/03/2018 (Publication...
Oferta5º mais vendido
Quintana de Bolso
151 avaliações de clientes
Quintana de Bolso
  • Livro
  • Quintana, Mario (Author)
  • 176 Pages - 01/01/1997 (Publication...
6º mais vendido
Melhores poemas Mario Quintana
193 avaliações de clientes
Melhores poemas Mario Quintana
  • Quintana, Mario (Author)
7º mais vendido
Nariz de Vidro
97 avaliações de clientes
Nariz de Vidro
  • Mario Quintana (Author)
  • 88 Pages - 01/01/2014 (Publication Date)...
Oferta8º mais vendido
O batalhão das letras
2,270 avaliações de clientes
O batalhão das letras
  • Quintana, Mario (Author)
  • 40 Pages - 12/12/2016 (Publication Date)...
9º mais vendido
e-Quintana
185 avaliações de clientes
e-Quintana
  • Quintana, Mario (Author)
Oferta10º mais vendido
Lili inventa o mundo
188 avaliações de clientes
Lili inventa o mundo
  • Quintana, Mario (Author)
  • 48 Pages - 01/01/2005 (Publication Date)...
11º mais vendido
Histórias lindas de morrer
5,458 avaliações de clientes
Histórias lindas de morrer
  • Quintana Arantes, Ana Claudia (Author)
12º mais vendido
A morte é um dia que vale a pena viver: E um excelente motivo para se buscar um novo olhar para a vida
18,004 avaliações de clientes
Oferta13º mais vendido
Pé de pilão
366 avaliações de clientes
Pé de pilão
  • Quintana, Mário (Author)
  • 40 Pages - 10/15/2018 (Publication Date)...
14º mais vendido
Cuidando de quem cuida - vol. 2
9 avaliações de clientes
Cuidando de quem cuida - vol. 2
  • Arantes, Ana Claudia Quintana (Author)
Oferta15º mais vendido
O Pequeno Príncipe
6,836 avaliações de clientes
O Pequeno Príncipe
  • Livro
  • de Saint-Exupéry, Antoine (Author)
  • 128 Pages - 10/15/2017 (Publication...
Oferta16º mais vendido
Antologia poética Mário Quintana
  • Quintana, Mário (Author)
  • 128 Pages - 05/26/2015 (Publication...
Oferta17º mais vendido
Poesias
243 avaliações de clientes
Poesias
  • Livro
  • Paes, José Paulo (Author)
  • 64 Pages - 12/03/2019 (Publication Date)...
Oferta18º mais vendido
Pra vida toda valer a pena viver: Pequeno manual para envelhecer com alegria
4,500 avaliações de clientes
Pra vida toda valer a pena viver: Pequeno manual para envelhecer com alegria
  • Livro
  • Arantes, Ana Claudia Quintana (Author)
  • 160 Pages - 11/09/2021 (Publication...
Oferta19º mais vendido
O aprendiz de feiticeiro seguido de espelho mágico
21 avaliações de clientes
O aprendiz de feiticeiro seguido de espelho mágico
  • Quintana, Mario (Author)
  • 184 Pages - 09/21/2012 (Publication...

Fontes: Amazon.

Por Redação

Últimos Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up